Transporte Sustentável

Os projetos da Secretaria dos Transportes têm no transporte sustentável - busca pelo equilíbrio social, ambiental e econômico – o centro da política pública setorial. A iniciativa visa gerenciar os impactos sociais e ambientais causados pelo sistema, garantindo qualidade ao transporte de cargas e o acesso das pessoas a oportunidades como trabalho, saúde, educação, comércio e lazer, entre outros. Assim, o Estado prioriza ações que proporcionem menor impacto ambiental, seja na realização de obras ou no gerenciamento operacional do sistema.

Para isso, as frentes de trabalho - operacional e institucional – são discutidas na Comissão Ambiental da Secretaria dos Transportes (CAST). Trata-se de um grupo de trabalho que reúne mensalmente representantes dos órgãos sob responsabilidade da pasta. Além de analisar e priorizar iniciativas que reúnam os princípios do Transporte Sustentável, o CAST é responsável por disseminar a cultura da sustentabilidade perante o corpo técnico da Secretaria. No campo do conhecimento são desenvolvidos periodicamente seminários com consultores e especialistas, estudos de casos de sucesso, debates com técnicos do governo federal e estadual, diagnóstico dos ativos ambientais da Secretaria, reconhecimento das aptidões pertinentes de seus quadros técnicos, pré-definição das políticas e estratégias de transporte sustentável a serem adotadas.

Todo o processo é acompanhado por um planejamento contínuo e em longo prazo: começa com o estabelecimento dos objetivos da política pública de transportes e culmina com a aprovação de uma agenda de ações, a qual envolve investimentos na infra-estrutura, medidas de gestão – institucionais, operacionais e de outras naturezas – e definições de políticas para preços. Todo o conjunto é consolidado no PDDT - Plano de Transportes do Estado de São Paulo.