PDDT

A área de logística e transporte é uma das prioridades do Governo do Estado de São Paulo, por entender que a mobilidade e acessibilidade levam ao desenvolvimento, encurtam distâncias sociais e tornam o produto nacional mais competitivo. Nesse contexto, a Secretaria dos Transportes conta com o Plano Diretor de Desenvolvimento de Transportes - PDDT, um instrumento de planejamento contínuo que, a partir de um diagnóstico do sistema atual, da identificação dos seus gargalos e pontos críticos estabelece as estratégias institucionais, de investimento e gestão, indicando as ações prioritárias das políticas públicas para o setor.

O objetivo do PDDT é construir um sistema de transportes moderno no longo prazo e que funcione cada vez mais integrado, contribuindo ativamente para o desenvolvimento sustentado da economia e atendendo com eficiência logística a futura demanda de transportes. Com sua implantação haverá melhoria substantiva da qualidade do serviço de transporte de cargas e passageiros no Estado de São Paulo em termos de mobilidade, acessibilidade, fluidez, segurança e economia combustível.

Para obter uma visão precisa das demandas logísticas regionais e setoriais, a Secretaria realizou em junho de 2005 uma pesquisa de Origem-Destino de cargas e usuários em diversas rodovias paulistas. As informações levantadas junto a 48 mil caminhoneiros e 66 mil motoristas de veículos de passeio compõem uma base de dados para a atualização do PDDT 2010/2030, servindo de guia para os futuros investimentos operacionais e de infra-estrutura para o setor.