SECRETARIA DE LOGÍSTICA E TRANSPORTES PARTICIPA DO DIA DA MOBILIDADE ELÉTRICA NO PRÓXIMO SÁBADO (25)

Publicação : 15/06/2019 17:45

A Secretaria Estadual de Logística e Transportes, por meio do Departamento de Estradas e Rodagem (DER) e da Agência de Transporte de São Paulo (Artesp), mantém durante todo o mês as atividades do Maio Amarelo no Estado de São Paulo, com o tema “No trânsito, o sentido é a vida”.

Neste ano, a Secretaria estará presente, no sábado (25), na 4ª edição do Dia da Mobilidade Elétrica, que tem como meta reforçar as ações por um trânsito mais seguro e ainda conscientizar a sociedade para a necessidade de adotar novas práticas que beneficiam o meio ambiente. O evento vai destacar a importância de investir em mobilidade elétrica para diminuir a poluição, tanto sonora quanto do ar.

A iniciativa, que conta com o apoio da Secretaria de Logística e Transportes, será promovida pela NürnbergMesse Brasil, organizadora do evento Veículo Elétrico Latino Americano, em conjunto com a Associação Brasileira de Veículos Elétricos e o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), instituição social sem fins lucrativos, dedicada a desenvolver ações que contribuam de maneira efetiva para a diminuição dos elevados índices de acidentes no trânsito em todas as regiões do Brasil.

Este ano, o Dia da Mobilidade Elétrica contará com muitas atrações e experiências para o público participante. Além da sua tradicional carreata que sairá às 10h, da Rua Treze de Maio, passando pela Avenida Paulista até a Praça Charles Miller, no espaço do Pacaembu, os participantes poderão aproveitar palestras de conscientização no trânsito, food trucks e até um show de música ao vivo. Os automóveis ficarão expostos para apreciação dos interessados e a expectativa é reunir cerca de 250 veículos elétricos, desde carros elétricos ou híbridos, bicicletas, patinetes, ônibus e até caminhão.

Serviço:

Dia da Mobilidade Elétrica

Largada: Clube da SABESP | R. Treze de Maio, 1642 - Bela Vista

Carreata: Clube SABESP – Av. Paulista – Praça Charles Miller

Chegada e atrações: Praça Charles Miller

Durante as atividades do Maio Amarelo, a Secretaria de Logística e Transportes vem distribuindo material educativo com foco nos diversos atores do trânsito como motoristas, pedestres, motociclistas, caminhoneiros, passageiros de ônibus e ciclistas. O DER e as concessionárias intensificaram ainda a comunicação de mensagens relativas ao tema nos painéis eletrônicos das rodovias, em sites e nos seus canais de mídias sociais, visando alertar o maior número de pessoas possível para a importância do Maio Amarelo.

RODOVÍRTUA – A programação do Maio Amarelo conta ainda com o Rodovírtua - óculos de realidade virtual que simula situações de risco no trânsito. Quem usa o equipamento educativo vivencia, no mundo virtual, situações de perigo ao volante. Os filmes permitem simular os riscos e os perigos de dirigir sob efeito do álcool; usar o celular ao volante; realizar ultrapassagem perigosa; ou, no caso dos pedestres, atravessar vias em locais não permitidos. A ideia é que esses riscos virtuais sirvam de alerta para que as pessoas não se arrisquem na vida real.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO MAIO AMARELO NO ESTADO:

Bebedouro

Dia 25 das 8h30 às 10h30

Saída defronte a Prefeitura Municipal de Bebedouro

Tebe: Caminhada pela Paz no Trânsito - "Maio Amarelo - No Trânsito, o Sentido é a Vida", em parceria com o Departamento Municipal de Trânsito, direcionado a comunidade local.

Bauru

Dia 24, das 10h às 16h

Km 342 da pista Leste da Rodovia Marechal Rondon (SP-300

ViaRondon: ação com o Rodovírtua da Artesp

Barrinha

Dia 27, das 16h30 às 17h30

Passarela do km 101,2 da SP-333

Triângulo do Sol: Ação “Pedestre na Via” com orientação sobre travessias segura e distribuição de lanches

Avaré

Dia 24, da 1h às 5h

Base da Polícia Rodoviária no km 261,8 da SP-255

SPVias: Ação “Acorda Motorista”, sobre o risco de dirigir com sono ou cansado

Salto

Dia 25, das 13h às 16h

Supermercado São Vicente - Av. Getúlio Vargas, 120 - Jardim Elizabeth

Colinas: Ação “Comunidade na Via”, com utilização de óculos simulador de embriaguez e do óculos de realidade virtual da Artesp, o Rodovírtua

Salto

Dia 25, das 9h30 às 13h30

Avenida Getúlio Vargas, 120, Jardim Elisabeth

Colinas: ação com o Rodovirtua da Artesp

Capão Bonito

Dia 28, das 7h às 9h

Base SAL do km 240 da SP-258

SPVias: Ação voltada à Saúde e Segurança Viária

Itu

Dia 29, das 10h30 às 14h

Empresa Hydro Extruded Solutions  - Rod. Waldomiro Corrêa de Camargo, 10.542 (Km 12,340), bairro Pirapitingui – 13308-910 Itu

Colinas: Ação “Usuário na Via”, com utilização do simulador de embriaguez e exposição de carro batido

Capão Bonito

Dia 30, das 7h às 9h

Base SAL do km 240 da SP-258

SPVias: Ação voltada à Saúde e Segurança Viária

Avaré

Dia 31, das 6h às 10h

Km 259 da SP-255

SPVias: Ação “Café na Passarela”, de conscientização sobre travessia segura

Itatiba

Dia 24, às 8h

Estrada Municipal Brasilio Franciscon, 16, Morro Azul -

EMEB. Prof.ª Mª Ap. Tomazini

Rota das Bandeiras: Ação de conscientização sobre travessia segura

Dia 24, das 13h às 15h

FIEC II - Rua Alberto Santos Dumont, 1849, Cidade Nova I

Colinas: Ação “Educação na Via”

Dia 24, das 9h30 às 12h

Auto Posto 101 – km 7 da SP-101

Rodovias do Tietê: Projeto “Seleção na Estrada”, de conscientização sobre educação no trânsito

Dia 24, das 7h às 8h30

Km 7 da SP-101

Rodovias do Tietê: Ação “Café na Passarela”, de conscientização sobre travessia segura

Jacareí

Dia 24, às 9h

Parque da Cidade

Rota das Bandeiras: Caminhada “Maio Amarelo - no trânsito, o sentido é a vida”

Dia 24, das 15h30 às 16h30

Acesso do km 13,5 da SP-101

Rodovias do Tietê: Ação “Cavalo de Aço”, de vistoria de itens de segurança em motocicletas.

Itatiba

Dia 25, às 9h

Praça da Bandeira

Passeata e Premiação do Concurso do Slogan, Desenho e Curta Metragem do Maio Amarelo