GOVERNADOR AUTORIZA ELABORAÇÃO DE ESTUDOS PARA PRIVATIZAÇÃO DO AEROPORTO DE BARRETOS

Publicação : 18/01/2019 14:21

São Paulo, 09 de janeiro de 2019- Em sua primeira visita oficial ao interior de São Paulo, o governador João Doria autorizou os estudos para a inclusão do Aeroporto Municipal Chafei Amsei no Programa Estadual de Privatização dos Aeroportos do Governo do Estado de São Paulo. Os projetos serão desenvolvidos pela Agência Reguladora de Transportes (Artesp) e pelo Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp).

Os dois órgãos irão elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica do aeroporto, que hoje tem foco na aviação geral (executiva e táxi aéreo). É um importante aeródromo na região de Barretos, já que atende a área de saúde, especialmente pacientes que buscam tratamento no "Hospital de Amor", o agronegócio e o turismo impulsionado pela Festa do Peão.

“Temos 20 aeroportos que serão repassados à iniciativa privada em regime de concessão. Já orientamos a equipe para preparar a concessão de todos os aeroportos, dentre os quais está o de Barretos”, destaca o governador. “Teremos uma reunião com todos os presidentes das companhias aéreas brasileiras e o presidente da Anac para planejar esse programa, que será desenvolvido em quatro anos. Não é um fato instantâneo e faremos com planejamento”, coloca João Doria.

O aeroporto foi administrado pelo Daesp de 1978 até 2012. Em dezembro de 2012, atendendo solicitação da prefeitura de Barretos, o Daesp, com autorização da Secretaria de Aviação Civil (ANAC), concedeu sua gestão à prefeitura, que ficou responsável por sua administração e manutenção.

Ficha Técnica

O aeroporto Chafei Amsei atende, neste momento, a viação geral (executiva e táxi aéreo).  Está localizado na Estrada Vicente Pedro Vicentini s/n°. Possui pista de pouso e decolagem com 1.800x30 m, pista de taxiway com 176m x 15 m, pátio de abrigo de aeronaves medindo

18.900 m², terminal e passageiros com 500 m2 e estacionamento com capacidade para 80 veículos e Seção Contra Incêndio.  É habilitado para operações VFR – voos diurnos e noturnos.

Assessoria de imprensa

Tel: (11) 3702-8111 a 8116