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DER RECEBE PRÊMIO INTERNACIONAL POR ESTUDOS NO CAMPO DA SINALIZAÇÃO RODOVIÁRIA

Fonte: Assessoria de Imprensa


Publicação : 11/01/2019 17:28

São Paulo, 0-8 de janeiro de 2018 – O Departamento de Estradas de Rodagem (DER), órgão vinculado à secretaria de Logística e Transportes, recebeu no dia 18/12, durante evento realizado na sede do órgão, em São Paulo, a condecoração como vencedor do Prêmio Internacional EVONIK 2018. O prêmio reconhece e recompensa projetos, implantados por autoridades públicas em todo o mundo, que contribuem para a segurança rodoviária.


Um troféu e uma doação no valor de 10.000 Euros foram concedidos ao DER-SP pelo estudo realizado por meio do Comitê de Tecnologia – composto por engenheiros e técnicos do órgão, entre 2014 e 2017, para avaliação do desempenho do sistema de sinalização plástico a frio. O montante foi doado ao Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, fundado em 1986, que auxilia a população em situação de vulnerabilidade social por meio de seus 11 programas sociais, além das Escolas de Qualificação Profissional.


A presidente do FUSSESP, a primeira-dama do Estado, professora Lúcia França, foi representada por Maria Teresa Garcia, que recebeu a doação do cheque pelas mãos do secretário estadual de Logística e Transportes, Mário Mondolfo. O troféu foi recebido pelo superintendente do DER, Raphael do Amaral Campos Júnior, pelas mãos do vice-presidente da Evonik, Claudio Iwakura.
Estudo premiado – O projeto "Avaliação de sinalizações viárias mais visíveis -  Estradas do Estado de São Paulo" estuda o desempenho do sistema de sinalização plástico a frio por meio da aplicação da sinalização de solo por meio de resinas metacrílicas. O sistema foi comparado com o desempenho da técnica termoplástico Spray, comumente utilizado na sinalização rodoviária. O laboratório foi a Rodovia João Batista de Souza Andrade (SP 215), que liga São Paulo e Minas Gerais, entre as cidades de Vargem Grande do Sul (SP) e Poços de Caldas (MG).


Os resultados obtidos foram significativos, principalmente em relação à retrorrefletância em condições de umidade e com a pista molhada. No sistema de sinalização plástico a frio, as microesferas apresentaram uma refletividade da luz do farol ao motorista superior ao sistema utilizado. O resultado é a melhor orientação dos motoristas quanto à sinalização de solo, como no bordo da pista – local onde os testes foram realizados.


Endossando os objetivos do estudo, no ano de 2016 não houve o registro de acidentes na SP 215 com vítimas fatais, embora o volume de tráfego tenha aumentado 10% desde o ano de 2013.
Prêmio EVONIK - Concedido pela EVONIK desde 2016, o Prêmio EVONIK foi criado para apoiar iniciativas de segurança viária sustentáveis. Os principais critérios para o projeto vencedor são sua contribuição para segurança rodoviária, sustentabilidade, inovação e replicabilidade. Os projetos inscritos são avaliados por um júri independente, composto por especialistas internacionalmente reconhecidos no campo da segurança viária, transporte e projeto urbano.



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