Notícia

DAESP licita equipamentos de navegação aérea para torre do Aeroporto de Sorocaba

Fonte: Assessoria de Imprensa


Publicação : 18/06/2018 18:14

São Paulo, 13 de junho de 2018 - O Departamento Aeroviário do Estado (DAESP), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Logística e Transportes, publicou nesta quarta-feira (13), edital para contratação de serviços de engenharia para implantação de Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicações e Tráfego Aéreo (EPTA) no Aeroporto Estadual Bertram Luiz Leupolz (Sorocaba).

A licitação contempla a aquisição de equipamentos de navegação para a operação da Torre de Controle como rádios VHF, Central de Áudio, Sistema Meteorológico e Sistema Indicador de Rampa de aproximação (PAPI). O investimento é estimado em R$ 8,4 milhões e será executado por meio de convênio entre o governo do Estado e governo Federal, por meio da Secretaria de Aviação Civil (SAC).  A abertura dos envelopes contendo as propostas comerciais ocorrerá no dia 13 de julho, na sede do DAESP, em São Paulo. O prazo de execução é de 12 meses.

A implantação da torre de controle foi dividida em duas etapas, a primeira contemplou a construção da infraestrutura do prédio, concluída em junho/2017 com investimento de R$ 13,8 milhões e recursos totais do Tesouro do Estado.  A segunda fase é a implantação dos equipamentos de navegação e a operação da torre que proporcionará maior segurança de voo aos usuários do aeroporto de Sorocaba, que é um importante polo de manutenção e abriga fabricantes de aeronaves executivas como Embraer, Dassault e Gulfstream.

Entre os 20 aeroportos administrados pelo DAESP, Sorocaba ocupa o 1º. lugar no ranking em movimentação de aeronaves. Em 2017, recebeu 52.248 pousos/decolagens e 54.124  embarques/desembarques.

O edital está disponível para consultas no site do DAESP – www.daesp.sp.gov.br.