São Paulo, 06 de dezembro de 2022 - Concluído em novembro de 2022, o Projeto “Big Data”, da Secretaria Estadual de Logística e Transportes (SLT), teve como um de seus principais produtos a estimativa de matrizes de viagens de veículos que realizam deslocamentos rodoviários intermunicipais no Estado de São Paulo.
Com financiamento de R$ 5 milhões do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), o trabalho foi contratado pelo DER (Departamento de Estradas de Rodagem), com coordenação da SLT. As matrizes identificam e quantificam as origens e destinos das viagens por tipo de veículo, representando assim um fundamental dado sobre a demanda por transportes existente no estado.
O estudo mapeou as viagens pela triangulação de antenas de celular. Para garantir anonimato dos proprietários das linhas telefônica, só são considerados dados de pelo menos cinco pessoas que tiveram a mesma origem/destino por dia – abaixo desse número, as informações são descartadas.
Pelo levantamento, são realizadas diariamente 1,3 milhão de viagens rodoviárias intermunicipais de automóveis no Estado, 360 mil de caminhões leves e 200 mil de caminhões pesados. O rastreamento por celular permitiu a estimativa em finais de semana, quando o total de viage33ns de automóveis cai para 1,1 milhão por dia. Segundo a pesquisa, parcela considerável dos motoristas que utiliza as rodovias tem como objetivo da viagem trabalho, negócios ou educação.
Já as viagens diárias de caminhões leves e pesados caem de 560 mil para uma média de 220 mil nos fins de semana e feriados. Essa queda mais acentuada pode ser explicada pela redução do movimento de caminhões leves que geralmente realizam entregas de suprimento ao varejo em dias úteis. Já os caminhões pesados costumam evitar trafegar em feriados devido à maior imprevisibilidade das condições de tráfego ou restrições de circulação nessas datas em várias rodovias principais.
Do total de viagens rodoviárias realizadas no Estado, 46% têm como destino ou origem a Região Metropolitana de São Paulo, o que indica a concentração econômica dessa região, que responde por metade do PIB do estado.
De acordo com o secretário estadual de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto, o “Big Data” mostra que há atratividade nas rodovias do Estado para a iniciativa privada. “Essa será uma importante ferramenta para a gestão e o planejamento do transporte no Estado de São Paulo. Tanto para os entes públicos como para a iniciativa privada que deseje investir nas concessões”, afirma o secretário.
Importância da pesquisa
No caso de o governo projetar uma linha de trem de passageiros, por exemplo, as matrizes origem-destino são fundamentais para se estimar a demanda captada pela nova linha, indicando se ela se justifica do ponto de vista econômico e social e, em uma segunda etapa, se a linha teria atratividade para uma concessão à iniciativa privada ou PPP (Parceria Público-Privada).
Trata-se de informação fundamental no planejamento em transportes: para estimativas de demanda de uma infraestrutura ou serviço; viabilidade financeira de novas concessões rodoviárias; quantificação do benefício social de determinado projeto; e estimativa de emissões para EIA/RIMA (Estudos de Impacto Ambiental/Relatórios de Impacto Ambiental), entre inúmeras outras aplicações.
Base do levantamento
O último estudo do gênero em São Paulo, com estimativa de matrizes de viagens intermunicipais para todo o estado, havia ocorrido em 2005, quando a SLT – em conjunto com a DERSA e ARTESP (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) – realizou levantamentos em campo do tipo origem-destino e de preferência declarada em 128 pontos da malha rodoviária do Estado de SP. O levantamento envolveu mais de 130 mil entrevistas com motoristas de automóveis e caminhões.
Desta vez, em 2022, a SLT apresenta a atualização das matrizes de viagens rodoviárias intermunicipais no Estado de SP tendo como fonte principal o rastreamento dos deslocamentos de telefones celulares.
Foi utilizada base de dados de telefonia com o processamento de mais de 3 bilhões de registros de deslocamentos anonimizados, no período de março de 2019 a fevereiro de 2020, evitando informações atípicas do período de pandemia.
Dada a complexidade do trabalho, foi contratada a empresa Atech, do Grupo Embraer, com ampla expertise em ‘big data’ e tecnologia da informação. O trabalho contou ainda com a consultoria de engenharia de transporte da empresa Balvim, subcontratada pela Atech.
Os resultados de 2022 foram consolidados em nove matrizes de viagens, com três categorias de veículos (passeio, comerciais leves e comerciais pesados) e três tipos de dias típicos (dia útil, final de semana e feriado).
As matrizes serão disponibilizadas a entes do governo do Estado de São Paulo, universidades, institutos de pesquisa, concessionárias, imprensa e outros interessados, através de formalização de interesse junto à SLT. “E há a perspectiva de mais adiante disponibilizar essa massa de informações ao público em geral”, conclui o secretário estadual de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto.
O trabalho também teve no seu escopo o desenvolvimento de painéis de indicadores do transporte regional no Estado de SP. Informações como padrões de viagens por tipo de veículo, quantidade de viagens diárias entre regiões do estado, estatísticas de acidentes rodoviários, emissões veiculares do transporte, histórico de fluidez do tráfego, além de dados da infraestrutura multimodal poderão ser facilmente acessados e consultados com vários níveis de segregação temporal e regional.
Inicialmente esses painéis serão utilizados na gestão da SLT, havendo a perspectiva de que sejam disponibilizados futuramente ao público geral.